MJFanForum Radio

MJFanForum Radio

domingo, 26 de setembro de 2010

O que é pré-julgamento musical?

Não, não é preconceito musical. Pelo menos, não ainda. O pré-julgamento é o meio do caminho.

Basicamente, é o que classifica o ato de julgar algum artista ou banda, sem nenhum conhecimento do que elas tocam ou fazem, ou então julgar pela vida pessoal ou atos particulares da pessoa e, por intermédio disso, passar a renegar a música e trabalhos da mesma, justificando que “eu não gosto/ouço porque fulano é assim e fez isso.”

No mundo musical isso pode tornar-se um enorme desperdício para nós, ouvintes. Por que? Simplesmente porque podemos estar nos negando de ouvir uma bela composição. Desde uma harmonia legal, uma letra bonita, uma batida suave ou agitada, nós negamos ouvi-la simplesmente porque o artista fez algo do qual não nos agradou. Ficamos com receio de apreciar a canção e passarmos a ouvir com freqüência, sendo que nós mesmos nos proibimos disso, afinal “como que eu posso gostar da música deste(a) 'babaca'?”

O que parece ser difícil para uma pessoa comum compreender é algo bastante óbvio. Aliás, o ser humano gosta de fugir da obviedade, criando um padrão de ignorância surreal. Não importa se uma pessoa mudou o rosto, ignorou alguém, xingou um, bateu n’outro, isso importaria se conhecêssemos a pessoa de perto e tivéssemos relações com ela, não é mesmo? Porque, convenhamos, o que influencia no talento, na carreira ou no álbum do artista é somente seu trabalho no estúdio, no palco, no papel. Ou seja, se ele fez algo de errado fora disso, ou algo que não é do seu agrado, não traz absolutamente nenhum empecilho a sua música, então qual a diferença de ouvir o trabalho de alguém barraqueiro ou de alguém todo certinho? É motivo pra desmerecer os álbuns desta pessoa? Embora o povo em geral não enxergue (ou não queira enxergar) é exatamente assim que ocorre.

Outro fato bastante freqüente é soltarmos opiniões de uma banda ou artista baseando-se em um único trabalho artístico deles. Julgamos a tal cantora ser péssima, sim, mas somente porque não gostamos de uma simples música, não tendo conhecimento de outras. Dificilmente buscamos argumentos, pesquisamos outros trabalhos ou lemos sobre a carreira dela para podermos opinar mais amplamente com mais base de tese e sabedoria.

Deixando claro que não defendo nenhum artista, defendo apenas seus trabalhos que considero bons ou “ouvíveis” e luto contra esse tipo de pensamento que, pra mim, além de vetar o indíviduo de ouvir algo que ele possa gostar, não passa de inutilidade.

Finalizando, não deve interessar se tal artista tem uma música ruim ou indecente, ou se ele agiu errado ou fez algo que não goste, pois pode ser que ele tenha outras que podem te emocionar e te trazer bons momentos, mas é exatamente isso que o pré-julgamento impede, o que é uma pena.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

É hora de votar. E agora?

Impressionante como entra eleição e sai eleição e o público brasileiro continua na mesma: votando sem interesse e sem conhecimento. Vai dizer que não? Quando vejo pessoas afirmando que vão votar em "candidatos" como Tiririca e outros "artistas" que não tem preparo nenhum para uma candidatura séria, vejo como o país e a política não muda porque simplesmente o povo brasileiro não muda. Não muda o conceito, não muda a educação, não muda o interesse nem a forma de se aprender sobre um assunto tão sério quanto as eleições. Se a política virou piada, ao ponto de certos candidatos terem "brincadeirinhas" como slogans, foi porque o povo brasileiro permitiu que assim fosse.

Este post foge um pouco dos temas que gosto de abordar no blog mas se eu sentir que o texto ao menos colaborou para que os internautas ampliem sua visão em relação a eleição, já sinto que valeu muito a pena.

Primeiramente, você sabe o que é a Constituição Brasileira? Que tal dar uma clicada no link e dar uma lida básica? É enorme, eu sei, mas correr os olhos pelo texto não machuca, afinal é a constituição do país em que você vive.

Confira abaixo a página web oficial de cada candidato ao cargo mais importante da nação, Presidência, e estude suas propostas, planos de governo, soluções e ideias. É bem mais legal que assistir o Horário Político e seu tempo ainda será melhor recompensado em frente à urna eleitoral.

PSDB | 45

PT | 13

PV | 43

PSOL | 50

Torço para que tenha lido e acompanhado o seu candidato de perto, afinal devemos cobrar resultado após a candidatura do eleito!

Boa votação! ;)

sábado, 11 de setembro de 2010

Música e videogame. O que tem a ver? Hoje, tudo.


Era 1980 quando surgia o Atari, a nova febre das crianças e dos jovens. Novidades eletrônicas eram a nova mania, e joguinhos como Pitfall, Keystone Kappers, River Raid e Enduro não paravam de vender. Os cartuchos esgotavam-se nas lojas rapidamente.

Os consoles foram evoluindo conforme o passar dos anos. Surgiram o Super Nintendo, o Mega Drive, o PlayStation, o Nintendo 64, o PlayStation 2 e atualmente estamos na geração do PlayStation 3. Com isso, traços coloridos passaram a tomar forma. A mancha esticada nas gerações seguintes já tinha a forma de um homem, com detalhes como rosto e roupas. E é claro que não parou por aí.

A tecnologia nunca para de evoluir e, em 2010, os videogames estão totalmente perfeitos. Tão perfeitos que é fácil de confundí-los com filmes, tamanha a perfeição dos detalhes e dos gráficos dos jogos. Os consoles que antes eram infantis agora são verdadeiros computadores, com acesso à Internet e gerenciamento de dados interativos.

É claro que o que é visível é fácil de se notar, todos sabemos que os gráficos estão perfeitos. Mas, e se fôssemos comentar sobre o áudio?

Se no início eram bipes e ruídos saindo da TV que foram tornando-se sons mais nítidos, músiquinhas, batidas sonoras e ritmadas, hoje podemos jogar acompanhando músicas reais, clássicos dos anos 60, 70, 80 e 90 e até mesmo atuais. Os maiores exemplos disto são as famosas séries GTA e Guitar Hero.

Um grande erro das pessoas é assimilar imediatamente os videogames à violência, sendo que estes jogos são os grandes culpados de fazer com que a nova geração de jovens fujam dos "sucessos" musicais atuais e conheçam o que se ouvia nas épocas douradas, ainda que seja jogando. O repertório dos jogos coincide com o enredo e com a época do game. Os maiores nomes, tanto do pop e do hip hop quanto do rock'n roll, fazem parte da jogatina. Nomes como Michael Jackson, Guns'n'Roses, Iron Maiden, 2pac, Ozzy Osbourne dentre outros feitores de boa música.


Já da música atual, um dos poucos que se destacam do cenário 'black' e R&B do momento é o cantor
Ne-Yo, cuja música Because of You faz parte do game GTA IV.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Dica de cinema: Karate Kid

Não vou ao cinema toda semana, por isso o "Dica de cinema" vai ficar sem dia definido para postagem, até porque embora geralmente eu aprecie muitos dos filmes em cartaz, não quero sugerir algo que não tenha assistido.



Ontem assisti o remake do clássico Karate Kid, tendo no elenco deste lançamento o já renomado Jackie Chan e o ator mirim Jaden Smith, filho do também renomado Will Smith.

Embora o teor da história seja o mesmo do clássico dos anos 80, o novo Karate Kid traz algumas mudanças como por exemplo, uma família americana negra se mudando para a China com dificuldades para se adaptar à nova tradição e vizinhança do país oriental.

O filme é bem família, trazendo, como já é de praxe em filmes com Jackie Chan, o humor característico do ator chinês. O foco do longa é o treinamento de Jaden para se tornar um exímio lutador de kung-fu e vencer o torneio da cidade de Pequim, por isso não assista com esperança de ver Jackie saltar em caminhões ou pular de prédios como nos filmes anteriores que protagonizou.

Tanto para fãs de Jackie Chan quanto do Karate Kid dos anos 80, o filme é uma sessão obrigatória. ;)

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Dica de filme: Contatos de 4º Grau

Independente se você acredita ou não em vida em outros planetas, os tão falados alienígenas, este filme faz com que você reflita e muito sobre o assunto, moldando uma base para uma decisão.

Baseado em fatos reais, o filme conta a história da doutora psicóloga Abigail Tyler (Milla Jovovich) cujo marido pesquisava a fundo estranhos casos de desaparecimento e suicídio na cidade de Nome, no Alaska.

Após a suspeita morte de seu marido, Abigail passa a descobrir, através de testemunhos de seus mais diversos pacientes, acontecimentos e evidências de abduções alienígenas por toda a cidade, instigando-a assim a aprofundar-se na pesquisa deixada por seu marido e investigar os depoimentos.

Praticamente o filme inteiro é narrado por trechos de áudio e vídeo reais, provenientes das sessões com os pacientes da doutora, áudios de entrevistas realizadas por ela ou de mensagens de seu gravador. Por muitas vezes o filme divide a tela em dois e exibe duas cenas ao mesmo tempo: a real extraída da câmera de Abigail e a do elenco retratando os fatos.

Antes de iniciar o longa, a própria atriz Milla Jovovich (Resident Evil; Ultravioleta; Zoolander) explica ao espectador sobre o enredo, esclarecendo sobre o modo como o filme será narrado e deixando uma mensagem que basicamente quer dizer "Ao término do filme, cabe a você decidir se acredita ou não."

Assisti e gostei, embora não seja fã de filmes de extraterrestres, sempre achei difícil crer que, com tantos universos, galáxias e planetas lá fora, a Terra seja a única com vida inteligente. É muita presunção do ser humano pensar deste modo.

Segue abaixo dados do filme. Download retirado do blog A Galera do Download.


INFORMAÇÕES DO FILME
Ano de Lançamento: 2009
Gênero: Suspense baseado em fatos reais
Idioma: Dual Áudio -  Inglês / Português
Duração: 98 Min
Tamanho: 802,07 MB
Formato: DVDRip (ripado do disco) – AVI

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Trilhas Sonoras de Filmes: Clássicos Inesquecíveis

Pra um filme musical ser bom e marcante, sua trilha sonora deve ser igualmente incrível e inesquecível.

Filmes dos anos 80 e 90 trouxeram tantas músicas fantásticas e intérpretes talentosos que, na maior parte das vezes, as pessoas se recordam do nome do filme apenas ao ouvir a música, mas dificilmente recorda-se de seu enredo ou elenco. Isso acontece porque a trilha sonora destaca-se do resto da produção, fazendo com que não apenas os adoradores de cinema mas também os degustadores de boa música acompanhem a obra e assim ela termina por atingir maior público e crítica.

Atualmente os filmes musicais continuam lançando trilhas maravilhosas, mas em um cenário em que o que faz sucesso são artistas como Justin Bieber e Lady Gaga e bandas como Restart e Cine, fica complicado reconhecer e até mesmo encontrar tais trilhas, exemplos das mesmas mais atuais são as dos filmes Chicago e Happy Feet.

Abaixo selecionei, puxando pela memória, verdadeiras trilhas sonoras clássicas que foram perpetuadas no mundo da música à frente do próprio filme que, é claro, não ficam pra trás e também são descritos abaixo.
Não deixe de comentar se você tem um filme com trilha de grande marco em mente, pois o adiciono aqui com prazer. ;)



I Will Always Love You - Whitney Houston
Filme: O Guarda Costas (1992)


Quem nunca parou para admirar a voz da diva Whitney Houston realmente precisa rever seus conceitos! Embora atualmente ela não esteja em seus melhores dias profissionalmente, a cantora já fez história, deixou sua marca, tornou-se diva e até hoje é dona de uma carreira de se fazer inveja a qualquer protótipo de artista.
I Will Always Love You e outros sucessos são encarados como objetivos finais de qualquer cantor amador que iniciou sua carreira há pouco tempo e pretende atingir vocais tão gloriosos quanto os de Whitney.





Glory Of Love - Peter Cetera

Um marco na geração dos adolescentes dos anos 80, a série Karate Kid não teve sua fama agregada somente aos filmes, mas também na trilha. Glory Of Love, além de linda melodia, traz uma letra que cita coragem e justiça, contornando o enredo do filme. Atualmente, o remake de Karate Kid foi lançado com Jackie Chan e Jaden Smith no elenco e já está em cartaz nos cinemas! ;)



You'll Be In My Heart - Phil Collins
Filme: Tarzan (1999)

Clássico como somente a Disney sabe produzir, e com um dos melhores artistas encarregado da trilha sonora, com certeza é sucesso garantido. Lembro de assistir Tarzan em 1999 ainda criança no cinema e ficar maravilhado não somente com o desenho mas também com as canções. You'll Be In My Heart destaca-se do resto do repertório, mas não deixa pra trás outras pérolas como Two Worlds e Son Of a Man.
Os lançamentos de alguns filmes no Brasil, na maior parte desenhos, tem suas músicas adaptadas para o português e, para tal trabalho, um cantor brasileiro é convidado e readaptam a letra da canção, fazendo algo que podemos chamar de "tradução modificada." No Brasil, o cantor Ed Motta foi o responsável pelas canções de Tarzan, e o resultado foi tão incrível quanto as originais. Clique para ouvir Son of a Man adaptada para Grande Homem, com Ed Motta.




Circle of Life - Elton John
FilmeO Rei Leão (1994)

O Rei Leão, embora seja um desenho direcionado a crianças, emocionou tanto os filhos quanto os pais destes filhos em vários cinemas brasileiros na época do lançamento. Afinal quem nunca chorou quando o pai de Simba morre caindo do penhasco e o leãozinho fica perdido até encontrar os cômicos Timão e Pumba?
O astro Elton John foi o encarregado de dar voz a trilha sonora perpetuando assim canções marcantes até os dias de hoje. Circle of Life (no Brasil ficou famosa como Ciclo Sem Fim, na voz de Kika Tristão) abre o longa, sonorizando a cena em que o filhote Simba é reverenciado por toda a savana africana. A música, que traz trechos no idioma africano, é interpretada por Carmen Twillie, Lebo M. e Mbongheni Ngema, embora tenha sido composta por Elton John. Outras músicas do filme são notáveis, como a romântica Can You Feel The Love Tonight





Someone In The Dark - Michael Jackson
Filme: ET - O Extraterrestre (1982)

Poucos sabem, porém o Rei do Pop Michael Jackson dublou o clássico e também é o intérprete desta linda canção composta por Alan e Marilyn Bergman. 





My Heart Will Go On - Céline Dion
FilmeTitanic (1997)

Já tava estranhando ela não ter aparecido por aqui, não é?
Um marco não só na indústria dos filmes como um dos recordistas de bilheteria mas também na trilha, Titanic mereceu o sucesso e fama recebida. 
Teve também dois dos papéis mais bem recebidos pelo público com o casal romântico Jack e Rose vividos por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet
A diva Céline Dion nos vocais dá a voz musical ao longa, esplêndido.


MultiHero: game mistura personagens de vários jogos!

Não, não é nenhuma expansão ou lançamento de Guitar Hero, se é isso que pensou. Trata-se de um jogo fan-made (criado por fãs) que faz uma mistureba danada de diversos personagens e mundos dos mais diversificados games da história. Como assim? Bom, você tem como opção escolher entre o Ryu, de Street Fighter, ou o Homem Aranha (entre outros destraváveis) para percorrer várias telas e enfrentar vários inimigos, como os sapos de BattleToads, ninjas de Tartarugas Ninjas, bandidos de Batman & Robin e chefões como Bowser e Destruidor, em estágios como os de Super Mario World, Ninja Gaiden, Sunset Riders e por aí vai.
Aqui podemos ver Mario à esquerda, e à direita
o Homem Aranha, indo buscar a casca verde de tartaruga


Existem dois modos de jogo. O padrão é o de aventura, no qual você vai percorrendo os estágios, aniquilando inimigos e chefes e destravando novos protagonistas para o game. O segundo é o Versus, ou seja, algo muito parecido com Super Smash Bros aonde quatro personagens batalham numa mesma área, coletando ítens e armas para seu bem próprio e vencendo o melhor... ou mais sortudo.

A química funciona, e o jogo, por não ser oficial, surpreende pela sua qualidade e detalhes, porém acaba decepcionando em certos momentos, sendo que a dificuldade é elevada em alguns níveis e, se você não escolher o personagem mais favorável para cada inimigo/fase, pode acabar abandonando e deletando o game de seu PC.

Eu joguei e ainda estou jogando, embora esteja ficando cada vez mais difícil é bom para passar o tempo e para quem é fã de games como eu. Quem se interessou, pode baixar o jogo clicando aqui e garantir boas horas de diversão... e algumas outras de raiva!