MJFanForum Radio

MJFanForum Radio

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O fim do mundo... da música.

Com mais uma morte precoce de mais uma artista fenomenal, podemos muito em breve estar com (ainda maior) falta de talento no mundo da música


O líder da banda Queen, Freddie Mercury, faleceu no ano de 1991. Antes dele, o ex-beatle John Lennon nos deixou em 1980. Um ano depois, foi a vez de Bob Marley. O Rei do Rock Elvis Presley se foi em 1977. O Padrinho do Soul James Brown em 2006. O maior recordista de todos, Michael Jackson, amargou o ano de 2009. Uma pérola do blues, Amy Winehouse, se foi em 2011. E semanas atrás perdemos o talento imprescindível da eterna diva Whitney Houston. Claro que todas estas mortes foram tragédias para a música, mas acredito que elas são os tijolos que pavimentam a maior que está por vir.
Acontece que o planeta está ficando sem talentos para o público adorar. Digo talentos, não cantores descartáveis. Temos bons e ótimos artistas atualmente, mas a morte precoce dos fenômenos que os inspiraram nos deixa a mercê de um mundo musical aonde a aparência, o marketing e a baixaria são as escadas para o sucesso. Os artistas com talento de verdade não são considerados pelo grande público, e os que tem algum talento não são nem um pouco parecidos com seus antepassados.
E o mais irônico é que o público só se lembra dos mitos depois que já se foram. Whitney Houston está novamente no topo da Billboard e entre os artistas mais ouvidos na Inglaterra.
A pergunta que fica é por que não damos valor aos verdadeiros artistas enquanto eles estão vivos para receber nossa gratidão e amor por ter nos entregado um trabalho tão lindo e tocante? Por que é preciso que a lenda deixe de ser viva para que voltemos a apreciar sua tão perfeita obra? Será que é preciso um choque para que o público perceba que estamos deixando partir os melhores de formas trágicas e retorne a lhes dar valor?
Será ainda que, mesmo após tantas mortes consecutivas, prematuras e recentes, iremos permitir que lendas como Lionel Richie, Celine Dion, Stevie Wonder, Paul McCartney, Cyndi Lauper, Phil Collins, Tina Turner entre mais partam antes que possamos dar ouvidos a suas obras maravilhosas? O pior é que sabemos que é exatamente isso que vai acontecer, e para pessoas que amam música de coração é doloroso demais assistir de camarote nossos ídolos de verdade nos deixando enquanto o público responde com total indiferença dando atenção à mediocridade e obscenidade.