MJFanForum Radio

MJFanForum Radio

sábado, 8 de setembro de 2012

Meu Amigo Michael, de Frank Cascio

Livro revela lado particular de Michael que nem mesmo os fãs conheciam e 'limpa' ainda mais sua imagem deturpada construída pela mídia.

Pela sinopse já se nota. Mais um livro lançado por uma pessoa próxima de Michael Jackson. Como de costume, os fãs que inicialmente se interessam pelo assunto, acabam por cair em desconfiança. Será um relato verdadeiro? Será que vai contar mentiras a respeito do astro? Será que é mais um alguém aproveitador querendo lucrar em cima da imagem caricata que montaram de Michael ao longo dos anos? Será que vai acabar por denegrir mais ainda o astro?

Capa do lançamento em solo brasileiro.
Eu, como fã, tive o mesmo pensamento de início. Ao menos, o sobrenome do autor me trazia esperanças de que o conteúdo era fiel: Cascio. Após a morte de Michael, soube-se que a família Cascio era bastante íntima dele e que, só não se sabia disso antes publicamente, porque o próprio Michael e a família concordavam de manter tudo em sigilo, por segurança de ambos. O nome Cascio me era familiar por conta do último álbum oficial lançado em 2010, intitulado somente de “Michael”. No making of da produção do disco, Eddie Cascio havia produzido algumas faixas, como Breaking News e Keep Your Head Up, além de ter dito boas palavras sobre o amigo famoso. Eddie é irmão de Frank Cascio, autor do livro. Para mim, isso era um bom sinal.

Na realidade, sem Michael entre nós, toda obra sobre ele, até mesmo positiva, acaba tornando-se duvidosa, por conta de que seus autores podem muito bem citar o que quiserem ou entenderam de situações sem que o próprio dono do tema possa confirmar ou desmentir o que foi publicado. Cabe ao bom senso e escolha de cada fã decidir o que ler e levar a frente, o que acaba sempre causando divergências entre os grupos de admiradores de Michael.

Nesse caso, uma coisa é certa: Frank não teria porquê publicar e contar tantos momentos positivos a respeito de Michael Jackson. É comprovado que o que mais vende e dá dinheiro sobre o astro são mentiras, notícias de tablóides sensacionalistas e, principalmente, material falso que destaque seu relacionamento com crianças. Qualquer ponto que possa levantar suspeitas sobre Michael Jackson é altamente rentável desde o fim dos anos 1980. No entanto, Meu Amigo Michael é totalmente o oposto.

Frank conta com detalhes sua vida com Michael, partindo do ponto que conheceu o astro em 1984, até então apenas uma criança de 4 anos de idade. Livre da visão de magnificência de Jackson lenda que o público de fora usualmente carrega, Frank pôde conceder um relato íntegro e imparcial sobre Michael e suas experiências com ele. Diria que as partes que merecem destaque são, por razões óbvias, as que narram

• como Michael lidou com as acusações de 1993 e 2003;
• como se envolveu com as famílias Chandler e Arvizo;
• os processos judiciais em geral;
• o julgamento do século;
• as turnês;
• a produção do disco
Invincible e gravação dos curtas de One More Chance e Unbreakable;
• o acidente durante a performance de Earth Song no Michael Jackson & Friends


e mais, tudo relatado sob uma visão protegida do estrelato de Michael, citando-o apenas como um amigo íntimo, o que torna todo o livro bem mais cativante e envolvente. Frank despeja momentos duros, tristes, revoltantes e brigas que Michael teve que passar em sua vida, mas também ocasiões alegres, felizes e até engraçadas, demonstrando com fidelidade como Michael era simplesmente uma pessoa comum e humilde, que aconteceu de ser o maior artista de todos os tempos com um talento descomunal, mas ainda assim tinha em mente apenas a vontade de fazer bem para a humanidade e para o planeta, mesmo sendo crucificado por conta de acusações falsas e vítima de escárnio popular. Muitos de fora carregam opiniões de que Michael era ingênuo e infantil, mas certos relatos de Frank desmentem alguns pensamentos, ao mesmo tempo que comprovam outros.

Além das mais de 300 páginas, o livro traz fotos inéditas de Michael com a família Cascio, provenientes do acervo pessoal de Frank, Eddie e da família como um todo (segue uma delas abaixo)

No entanto, é muito possível que alguns acontecimentos e histórias sobre Michael que Frank conta sejam difíceis de acreditar para alguns fãs, cogitando se são realmente verdadeiros ou fantasias do autor. (mesmo não tendo motivo para tal feito)

Primeira foto de Michael Jackson
com Frank Cascio, em 1984,
do acervo pessoal do autor.
No geral, o livro Meu Amigo Michael, juntamente com o documentário em vídeo A Vida de Um Ícone, são as maiores provas lançadas oficialmente que temos para mostrar o verdadeiro Michael Jackson para os leigos e ignorantes.

No início e durante a obra, Frank Cascio cita frequentemente Michael Jackson como um pai, um filho, um irmão e um amigo.

Mas, na real, ele não era isso tudo apenas para ele, mas também para milhões de pessoas, mesmo não sendo do modo convencional, algo que o próprio Cascio acaba por reconhecer após junho de 2009.

*Pra quem pretende adquirir, na loja online Livraria da Travessa o frete está gratuito e o preço está em conta!