MJFanForum Radio

MJFanForum Radio

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Versões (Des)conhecidas #01:
I Will Always Love You

“And IIIIIIIIIIIIIII will always love you youuuu...”

Você pode até não conhecer a cantora, o filme ou o título, mas com certeza já ouviu e até já cantarolou o refrão da excelente “I Will Always Love You”.


Poucos sabem, talvez pelo estrondoso sucesso desta versão, porém a gravação original não é a que todos conhecem. Abaixo seguem os detalhes.


Versão Original

 A canção “I Will Always Love You” foi originalmente gravada por Dolly Parton, no ano de 1973 (ouça pelo vídeo abaixo). Parton compôs a canção para seu ex marido, do qual na época estava se divorciando, talvez seja por isso que a forte letra romântica e sincera tenha impactado tanto. Embora o sucesso tenha sido grande e a música bem recebida pelo público e pelos críticos, nada se comparava a futura versão que ainda estaria por vir.







Versão Cover

Whitney Houston, uma das vozes femininas mais belas e poderosas a espanar a década de 80 com canções já consagradas (Greatest Love of All, Saving All My Loving For You, You Give Good Love), regravou a canção de Parton 19 anos depois, em 1992, como parte da trilha sonora do filme O Guarda-Costas, estrelado pela própria cantora e pelo ator Kevin Costner. O que já era sucesso acabou sendo épico em sua voz, e “I Will Always Love You” tornou-se um dos singles mais vendidos de todos os tempos, sendo muitas vezes mais lembrada do que o próprio filme do qual fez parte!






Controvérsias


Tablóides noticiaram na época que a cantora original Dolly Parton não iria mais apresentar a canção enquanto a cover de Houston estivesse nas paradas de sucesso. Posteriormente o rumor foi desmentido pela própria Parton, em entrevistas concedidas para a imprensa, aonde ela afirmou que amou a canção que compôs na voz de Whitney.


Após a morte de Whitney Houston em 2012, Parton se pronunciou com as seguintes palavras: “Sempre serei grata pela linda performance que ela criou de minha música e posso sinceramente dizer do fundo do meu coração; Whitney, eu sempre te amarei. Sentiremos saudades.”


E você, o que achou de ambas versões e qual a sua preferida? Deixe seu comentário!

2 comentários:

Anônimo disse...

Parton tem uma voz maravilhosa e a canção é originalmente feita ao seu estilo cowntry. Para quem se lembra do filma "O Guarda Costas", a música aparece pela primeira vez em uma cena vivida pelo par romântico em um bar cowntry. A versão de Parton é linda, mas Whitney nos mostra a música com maior potencial de interpretação e isso faz a diferença para que a música seja inesquecível, principalmente por fazer parte de um épico do cinema!

Val Sandeoli disse...

Eu não conhecia essa versão com Dolly, simplesmente maravilhosa! É claro que a versão da Whitney é indiscutivelmente potencializada pela grandeza de sua voz. Mas acho que prefiro a versão da autora. Me tocou mais, voltei pra dentro de mim. Me sensibilizou por demais.