MJFanForum Radio

MJFanForum Radio

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Marc Schaffel, Debbie Rowe, Ian Thomas... estivemos lá!

Foi em um hotel na zona sul de São Paulo que mais um sonho meu se concretizou: conhecer uma pessoa que foi tão próxima e ligada a Michael Jackson.

Toda a equipe do MJFanForum (nossa página de traduções de MJ do Facebook) estava presente para o acontecimento. O que sabíamos até então, naquelas 14h da tarde de quinta-feira, é que Debbie Rowe, ex esposa e mãe dos filhos de Michael Jackson, Marc Schaffel, antigo produtor e diretor de Michael, e Ian Thomas, o novo astro teen nascido na Bélgica, estavam em uma coletiva de imprensa no primeiro andar, logo acima do saguão. Marc e Debbie estão empresariando a carreira do cantor, e este foi o principal motivo de sua vinda ao Brasil com o artista. Vimos a equipe da emissora Band e da RedeTV! Indo embora, o que diminuía a distância de tempo entre nós e o casal.

Depois de cerca de 02 horas de espera (um tempo fora do hotel e outro do lado de fora da sala da coletiva) o próprio Marc Schaffel veio até nós, nos cumprimentando com um grande sorriso e disposto a autografar nossos pôsteres de Xscape, livros e

revistas de MJ! Tiramos muitas fotos e tivemos todo o tempo que queríamos junto a ele.

Neste tempo, que creio que durou de 10 a 15 minutos, conversei com ele sobre o que ele achava do Brasil e aonde tinha nascido. Ele me disse que adorava as praias, o clima e a comida do nosso país, e que era nascido em Los Angeles.


Mesmo após termos conhecido Marc, pensávamos que o mesmo não aconteceria com a Debbie, pois ela ficaria na sala de coletiva com o Ian.

Porém, cerca de meia hora depois, aparece o casal vindo em nossa direção, posando para fotos da emissora de TV E! e nos cumprimentando. Ela adorou nossa presença, era visível em seu rosto e reações. Enquanto ela autografava nossos materiais, eu lhe disse que havia assistido um vídeo aonde ela cuidava de cavalos (clique aqui pra assistir). 


Ela me respondeu que os animais eram dela, e que moravam em seu rancho. “O Rancho Painted Desert?” eu perguntei. “Exatamente,” ela respondeu. Foi quando nós lhe presenteamos com um ursinho de pelúcia e um coração vermelho de pelúcia, este último para Paris, e ela se emocionou e abraçou cada um de nós enquanto chorava tenramente. Todos nós nos emocionamos junto a ela. Terminando nossa conversa, ela nos convidou para visitar o rancho, “preferencialmente em abril ou maio, na primavera, já que moro no deserto e é um calor insuportável,” segundo suas próprias palavras.

Pouco tempo depois, os responsáveis vieram nos chamar para adentrar a sala da coletiva e conhecer Ian Thomas, o novo astro teen que eu havia assistido no clipe de Another Round, no YouTube, dias antes do ocorrido.


Ian foi extremamente gentil com todos nós e troquei rápidas palavras com ele a respeito do Brasil. Ele disse amar o país, e que adora a comida daqui. Para nossa surpresa, ocorreu um sorteio para ver quem levava seu CD autografado Gametime, e a Cintia, administradora da página, foi a sortuda.


Enquanto todos estavam fotografando e interagindo com o artista, tentei puxar mais umas palavrinhas com Debbie e Marc, e o papo foi mais ou menos assim:
Eu: E a Paris, como tá?
Debbie: Tá bem, ta estudando bastante.
Eu: Ah sim... ela ainda quer ser atriz?
Debbie: Não, ela tem que ser médica! Não atriz.
Eu: Ah, mas ela chegou a fazer um filme, não? Lundon’s Bridge...
Debbie: Ah, mas nunca saiu esse projeto, ficou só no papel.
Eu: Ah, pensei que o filme não tinha vindo para o Brasil.
Debbie: Não, nunca saiu.
Eu: Que pena...

E a pergunta clichê que, embora seja mesmo clichê, não poderiam deixar de fazer aos três convidados. Qual sua música favorita do Michael Jackson?
Debbie: Smooth Criminal!
Marc: [após pensar um pouco] Stranger in Moscow ou She’s Out of My Life.
Uma das duas!
Ian: [após ser questionado por Debbie] Stranger in Moscow!

Foi um dia incrível, nos despedimos de todos extasiados e mal podíamos acreditar em quem havíamos conhecido poucas horas antes. Eu estava surreal, havia acabado de conversar com Debbie Rowe, e um papo bem informal, nada muito restrito ou temático, foi de fã para fã. Como sabemos, ela está proibida de comentar sobre Michael ou a custódia dos filhos com a imprensa, então toda vez que citávamos o nome de Michael, ela acaba por ficar em silêncio. Mas nada que impeça nossa felicidade de transbordar aos termos contato com a mãe dos filhos de MJ, que lhe deu tamanha alegria e satisfação anos atrás!

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Video clipe de A Place With No Name!

Então, foi que o Twitter oficial de Michael Jackson lança finalmente o esperado vídeo clipe oficial de A Place With No Name...

...faixa de Xscape primeiramente vazada na web em 2009. Abaixo trago novamente um review da faixa, lançada no álbum Xscape deste ano, e logo depois uma breve análise do curta metragem.


A Place With No Name (ou A Horse?) - música

Ainda em 2009, pouco após a morte de MJ, pudemos ouvir uma breve versão demo, vazada pelo site TMZ, desta canção, algo
em torno de 24 segundos que trazia apenas o refrão da canção, até então, desconhecida.

Após entrevistas e notícias, comprovou-se o que já se suspeitava: o nome, assim como o ritmo e a melodia do trabalho, havia sido retirado e inspirado na faixa "A Horse With No Name", clássico de 1972 da banda America. A banda, é claro, sentiu-se honrada ao saber que Michael havia gravado uma música inspirada em seu trabalho e torceu para que o Espólio do artista logo soltasse a versão remasterizada para todos os fãs de MJ.

Na versão pós trabalhada pelos produtores, o (praticamente) sample da música da banda foi excluído, dando lugar a nova instrumentagem e sonoridade, permitindo que a voz de MJ, mais uma vez remasterizada e em alta definição de som, pudesse passear melhor e se enquadrar na canção como devia.
Sabendo como Michael sentia-se orgulhoso de ser pioneiro em diversos campos e que jamais lançava trabalhos inacabados, duvido muito, se vivo, que ele lançaria a versão demo (que é quase um copy+cola da música da banda America) como material inédito, portanto os produtores fizeram um bom trabalho na remasterização da faixa.


A Place With No Name - vídeo clipe

Conceito
O curta procura manter o clima de mistério que a letra traz, de Michael dirigindo seu jipe (sim, ele diz mesmo que é um jipe na música, tanto que um carro da marca Jeep estampa o curta) em uma estrada quando acaba com o pneu furado. A procura de uma ajuda, uma estranha neblina toma conta da estrada e uma misteriosa mulher oferece ajuda ao forasteiro desamparado, o levando a uma cidade perfeita, intocada pela maldade humana, aonde crianças brincam com inocência e não há nada a temer. Porém, Michael diz ao fim da canção não poder ficar com a garota pois tem uma esposa e filhos lhe esperando em casa.

Cenas
A edição do vídeo traz cenas inéditas e outras já utilizadas de Michael solo do vídeo clipe In The Closet, como também do making of do material. Compreensível, já que In The Closet nos oferece um Michael afastado da civilização em um deserto distante.
As cenas originais foram gravadas em Salton Sea, na Califórnia, e reutilizadas para o lançamento do novo clipe.
Uma garota (que inclusive lembra em alguns momentos Naomi Campbell, modelo que participa do vídeo original de 1992) aparece dançando sensualmente junto ao motorista (que não é Michael, é claro, mas representa o condutor perdido da letra) em meio a praias
Cena extraída do making of de In The Closet,
utilizada no novo lançamento
e cenas longínquas.
As cenas não trazem um relato totalmente preciso a que MJ canta na letra de A Place With No Name, inclusive altera até alguns trechos do que é narrado por MJ em uma sua estranha parada no acostamento desta estrada, mas demonstra com maestria o clima misterioso e pega emprestado certos elementos, como a neblina e o jipe.
Essas alterações de cenário e situações (a ausência da cidade citada na letra e a garota entrar no jipe, que por fim não tem pneu furado no clipe, entre outras) acabam por não combinar ou bater com o que Michael canta na canção, o que dificilmente ocorre em curtas metragens anteriores lançados quando MJ era vivo.

Recepção
Os fãs de modo geral adoraram o clipe, mais por conter cenas inéditas de Michael do clipe In The Closet e momentos felizes que ele viveu durante o making of, vestido com sua jaqueta fina vermelha. Os críticos ainda não iniciaram seus artigos a respeito, porém o tweet já reúne mais de 30 mil retweets e likes, o que, como de costume, mostra como MJ ainda é adorado e venerado por milhões de pessoas ao redor do mundo.