...faixa de Xscape primeiramente vazada na web em 2009. Abaixo trago novamente um review da faixa, lançada no álbum Xscape deste ano, e logo depois uma breve análise do curta metragem.
A Place With No Name (ou A Horse?) - música
Ainda em 2009, pouco após a morte de MJ, pudemos ouvir uma breve versão demo, vazada pelo site TMZ, desta canção, algo
em torno de 24 segundos que trazia apenas o refrão da canção, até então, desconhecida.
Após entrevistas e notícias, comprovou-se o que já se suspeitava: o nome, assim como o ritmo e a melodia do trabalho, havia sido retirado e inspirado na faixa "A Horse With No Name", clássico de 1972 da banda America. A banda, é claro, sentiu-se honrada ao saber que Michael havia gravado uma música inspirada em seu trabalho e torceu para que o Espólio do artista logo soltasse a versão remasterizada para todos os fãs de MJ.
Na versão pós trabalhada pelos produtores, o (praticamente) sample da música da banda foi excluído, dando lugar a nova instrumentagem e sonoridade, permitindo que a voz de MJ, mais uma vez remasterizada e em alta definição de som, pudesse passear melhor e se enquadrar na canção como devia.
Sabendo como Michael sentia-se orgulhoso de ser pioneiro em diversos campos e que jamais lançava trabalhos inacabados, duvido muito, se vivo, que ele lançaria a versão demo (que é quase um copy+cola da música da banda America) como material inédito, portanto os produtores fizeram um bom trabalho na remasterização da faixa.
A Place With No Name - vídeo clipe
Conceito
O curta procura manter o clima de mistério que a letra traz, de Michael dirigindo seu jipe (sim, ele diz mesmo que é um jipe na música, tanto que um carro da marca Jeep estampa o curta) em uma estrada quando acaba com o pneu furado. A procura de uma ajuda, uma estranha neblina toma conta da estrada e uma misteriosa mulher oferece ajuda ao forasteiro desamparado, o levando a uma cidade perfeita, intocada pela maldade humana, aonde crianças brincam com inocência e não há nada a temer. Porém, Michael diz ao fim da canção não poder ficar com a garota pois tem uma esposa e filhos lhe esperando em casa.
Cenas
A edição do vídeo traz cenas inéditas e outras já utilizadas de Michael solo do vídeo clipe In The Closet, como também do making of do material. Compreensível, já que In The Closet nos oferece um Michael afastado da civilização em um deserto distante.
As cenas originais foram gravadas em Salton Sea, na Califórnia, e reutilizadas para o lançamento do novo clipe.
Uma garota (que inclusive lembra em alguns momentos Naomi Campbell, modelo que participa do vídeo original de 1992) aparece dançando sensualmente junto ao motorista (que não é Michael, é claro, mas representa o condutor perdido da letra) em meio a praias
e cenas longínquas.
Cena extraída do making of de In The Closet, utilizada no novo lançamento |
As cenas não trazem um relato totalmente preciso a que MJ canta na letra de A Place With No Name, inclusive altera até alguns trechos do que é narrado por MJ em uma sua estranha parada no acostamento desta estrada, mas demonstra com maestria o clima misterioso e pega emprestado certos elementos, como a neblina e o jipe.
Essas alterações de cenário e situações (a ausência da cidade citada na letra e a garota entrar no jipe, que por fim não tem pneu furado no clipe, entre outras) acabam por não combinar ou bater com o que Michael canta na canção, o que dificilmente ocorre em curtas metragens anteriores lançados quando MJ era vivo.
Recepção
Os fãs de modo geral adoraram o clipe, mais por conter cenas inéditas de Michael do clipe In The Closet e momentos felizes que ele viveu durante o making of, vestido com sua jaqueta fina vermelha. Os críticos ainda não iniciaram seus artigos a respeito, porém o tweet já reúne mais de 30 mil retweets e likes, o que, como de costume, mostra como MJ ainda é adorado e venerado por milhões de pessoas ao redor do mundo.
Os fãs de modo geral adoraram o clipe, mais por conter cenas inéditas de Michael do clipe In The Closet e momentos felizes que ele viveu durante o making of, vestido com sua jaqueta fina vermelha. Os críticos ainda não iniciaram seus artigos a respeito, porém o tweet já reúne mais de 30 mil retweets e likes, o que, como de costume, mostra como MJ ainda é adorado e venerado por milhões de pessoas ao redor do mundo.
Um comentário:
Amigo Daniel, está simplesmente incrível a sua análise!!
Está muito bem detalhada, tanto a música quando o vídeo clipe. Amei!
E a sintonia que também tive é imensa!!
Minha opinião e análise do vídeo...
Todos nós, conhecemos muito bem a relação e espiritualidade de Michael com a dança. Presenciamos sua entrega absoluta na dança e o prazer obtido nela, o êxtase que vivenciava nesse momento. Ele sempre deixou isso muito transparente tanto na teoria quanto na prática.
Bom...
O vídeo começa mostrando apenas sombras de uma dança entre véus e nada mais ao redor
Michael está pensativo, parecendo perdido, em um cenário todo sem cor, sem nada..
Michael então começa a girar no prazer de sentir a vida sendo mostrada na dança das águas que batem nas pedras
Logo a seguir uma estrada longínqua é mostrada
Um carro, com um condutor negro, que segue numa viagem sem rumo, para um lugar sem nome
Ele está atraído apenas pela sedução e mágica da dança, que é mostrada o tempo todo, entre véus, e que lhe oferece vida
O deserto, e uma estrada infinita
O mar, a dança e a vida
O homem se entrega literalmente à dança da vida, vivenciando o êxtase.
Como em um túnel do tempo
...tudo ganha movimento, vida, risos e cor
Imagens de In the Closet
Música A Place With No Name
Tudo a ver…Tudo!!
Em segredo em um lugar sem nome.
“Dança é a expressão verdadeira das emoções por movimentos do corpo. É uma coisa maravilhosa de estar no chão, mas ainda que inexplicavelmente sentir-se livre, literalmente, nos reinos mais elevados e fazer o que quiser... É um escapismo, uma maneira de fugir de tudo e apenas mover o corpo para deixar toda a tensão e dor sair.” Michael Jackson
It's All For LOVE
Bjãooo
LOVE
Postar um comentário